sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dia Offline

Acabei de ler um artigo sobre o tal "dia offline"... pessoas viciadas em internet que estão tirando um dia da semana para NÃO ligar o computador. Achei interessante e continuei lendo, vi o depoimento de uma mulher que sentava ao computador para verificar e-mail e "acordava" horas mais tarde vendo vídeos no youtube e sem lembrar o que tinha feito no micro nas últimas horas... aí me dei conta que EU passo seguido por isso, ligo o computador para fazer alguma coisa, como fazer backup dos dados, e antes dou uma passada no GMail. De lá sigo para o Orkut e para vários outros sites... e acabo não fazendo o que me propunha quando liguei o micro.
O meu MSN está configurado para iniciar junto com o Windows e entrar automaticamente. No início parecia uma boa idéia, já que não precisaria dispará-lo manualmente e se alguém estivesse online poderia me chamar. Só que isso começou a acabar com minha privacidade, pois às vezes queria assistir um vídeo ou outra coisa e algum amigo aparecia pra bater papo quando na verdade eu não estava a fim de conversar naquele momento...
Fora o fato de que eu perco tanto tempo com o Browser aberto que a minha área de trabalho, antes um primoroso monumento à organização hierárquica de ítens, agora é uma bagunça abominável e obscena de

ícones e arquivos empilhados sem nenhuma lógica aparente. E minhas outras atividades, então? Eu costumava desenhar no computador, escrever contos e outros tipos de textos, e agora só penso em verificar posts nas minhas comunidades do Orkut e conferir os vídeos que meus amigos mandam pelo E-Mail.
Anteontem mesmo, eu pretendia me deitar cedo pois estava muito cansado ("cedo" pra mim é antes das 22:30) porém precisava pagar umas contas antes. Liguei o micro, abri o Firefox entrei no site do meu banco e entrei no link "pagamentos", onde fui informado que títulos de outros banco só poderiam ser pagos até as 21 horas, e já eram 21:15. Em vez de desligar o micro e ir para a cama, aproveitei que já estava lá para acessar meu e-mail, ver se não tinha algum post novo nas minhas comunidades do Orkut (na verdade só tem 2 que eu ainda monitoro), olhar alguns blogs que acompanho, pensar se teria algo interessante para postar aqui, depois passei alguns minutos olhando para o ícone de um MMORPG (jogo multiplayer online) tentando decidir se entrava ou não pra tentar evoluir meu personagem até o vigésimo nível. E só não entrei no jogo porquê olhei o relógio e vi que já eram 23:45 e eu não tinha nem tomado banho ainda! Resultado, no dia seguinte estava tão cansado quanto no anterior.
Não consigo lembrar quando foi a última vez que desenhei no papel (e eu não desenhava mal), nem qual a última história que escrevi. Mas isso vai mudar. Hoje é sexta, e não vou ligar o computador em casa. Vou pegar minha prancheta e umas folhas, e fazer uns rabiscos. Talvez rascunhe alguma coisa em um caderno velho que achei no fundo da gaveta. Como trabalho com informática é praticamente impossível pra mim ficar sem contato com computadores durante um dia inteiro, mas posso pelo menos fazer isso em casa. E a partir de agora isso será lei, não vou abrir nem o browser nem o MSN durante 24 horas por semana. Minha sanidade agradece.

Nenhum comentário: